sábado, 26 de novembro de 2011

Amanhecer : esta enviando uma mensagem errada?


Foi, é claro, do conhecimento comum que milhões de americanos estavam indo para correr para fora e ver "A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 1" neste fim de semana, o que fizeram - cerca de 18 milhões de pessoas, para ser específico. Para efeito de comparação, isso é apenas um pouco atrás o número de pessoas que assistiram final do ano passado de "American Idol" - o estúdio Summit Entertainment levantou 139,5 milhões dólares nas bilheterias com o filme mais recente, com Kristen Stewart e Robert Pattinson.

A grande questão, no entanto, pode ser o que esses milhões foram deixados para deixar o pensamento do teatro, em particular nas áreas do amor, sexualidade e áreas de prestação em que Bill Condon, que dirigiu o filme e Melissa Rosenberg , que escreveu roteiro tinha muito a dizer.

Um rápido resumo, no caso improvável de que você não é um Twihard ou tem uma perto de você. Neste quarto filme da franquia dos vampiros, que é uma adaptação do meio do último livro da série de "Crepúsculo" de Stephenie Meyer, Bella Swan (Stewart) eo vampiro Edward Cullen (Pattinson), finalmente consumar seu amor. Embora ainda uns jovens, casados ​​Edward em uma aventura de espumante, enquanto o lobisomem Jacob (Taylor Lautner) está localizado nas proximidades. O casamento tem uma surpresa lua de mel no Brasil, e do defloramento de Bella (para não mencionar que os vampiros e travesseiros parecem ser uma combinação perigosa).
Como resultado do sexo da noite de núpcias Bella engravida com um híbrido vampiro-humano, que logo ameaça a vida de sua mãe. Mencionar o perigo, Bella nem sequer considerar a interrupção da gravidez.
A última volta foi um pouco criticada por feministas, que apontam que Meyer é uma mórmon que quer expressar sua fé, o que influencia seus romances. Eles salientam que o livro tem uma mensagem contra o aborto, especialmente desde que Bella insiste em dizer às pessoas correndo para chamar seu baby, baby. Como o escritor Natalie Wilson colocar em um novo julgamento na revista Ms.:

"A forma como a gravidez de Bella é representada e discutida - juntamente com a mensagem pró-abstinência forte da série, os fundamentos religiosos eo tom de acabar com a maternidade é algo natural, e feliz para todos as mulheres-dar origem a uma narrativa que se baseia muito mais postura anti-aborto ".

Uma conclusão muito justo, embora eu deva dizer que "Breaking Dawn" não é o primeiro filme de Hollywood que coloca de lado a possibilidade de aborto no caso de uma gravidez indesejada. "Knocked Up", um filme que está longe de ser autor Mórmon fantasia adolescente adotou uma abordagem semelhante. Mantenha seu bebê sempre é muito mais conveniente do que a alternativa dramática, especialmente quando há uma sequela.

Mas surge uma questão mais escorregadio muito antes de Bella chega na fase de entrega. Como um conto de fadas, "Twilight" sempre foi dada à fantasia - dois tipos de sonhos, seu desprezo entre eles é vencido por seu amor para a menina, que não parece fazer muito para ganhar o seu afeto. Mas ele tem sido na área do conto uncuento. Como pode ser visto a partir de Bella e Edward na próxima fase de sua vida, no entanto, o quarto filme entra em um espaço mais adulto. E sua mensagem, inevitavelmente, torna-se mais tenso.

No mundo de "Breaking Dawn", ao que parece, o sexo é tão sagrado que só pode ser praticado em uma noite de núpcias, e depois de uma viagem gloriosa para uma praia no Brasil - a experiência de perder a virgindade é mais perto da maioria das nossas realidades é a visão de homens adultos se tornando lobos.

E depois, claro, é o fato de que os resultados do sexo em uma gravidez imediata. Você não tem que prestar atenção também para ver o fanatismo de Meyer-Rosenberg, implicitamente avisando que todas as relações sexuais têm consequências importantes, incluindo o sexo depois do casamento.

Sempre houve um pouco de um paradoxo em uma determinada atitude conservadora no sexo, uma que diz que é tão sagrado que esperamos requiereque momento monumental (como uma viagem de lua de mel para o Brasil), mas também traz consigo uma mancha, Por exemplo, um monstro que cresce dentro de você. Em cerca de 10 minutos de tempo de tela, "Breaking Dawn", sugere que ao mesmo tempo.

Tudo isso ainda é fantasia pulpy, é claro, não ser levado muito a sério. No entanto, como prefesores Universidade de Missouri Melissa Click, Stevens Jennifer Aubrey e Behm-Morawitz Elizabeth admira em seu livro "Bitten by Twilight", alguns dos que devem chegar aos jovens espectadores que vêm com ela.

"Embora temos provas de que os fãs estão pensando criticamente sobre 'Crepúsculo'", Behm-Morawitz disse em um comunicado na semana passada, "é a sutileza da mensagem [conservadores] sobre gênero e sexualidade que ainda são motivo de preocupação" .

Em outras palavras, há espaço, mesmo em uma alegoria da adolescência, para mostrar as conseqüências do casamento precoce e sexo. A complexidade emocional, por exemplo, ou os efeitos da pressão dos pares, em "Breaking Dawn" a maioria desses problemas são mantidos sob o tapete para uma aula diferente: Você deve esperar até o casamento para ter relações sexuais para primeira vez. Então, quando isso acontece, pode levar a risco de vida monstro, um monstro que em todas as circunstâncias devem ser levados a termo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário